Abrir um negócio é sinônimo de independência e possibilidade de crescimento financeiro, mas para que um empreendimento dê certo é importante saber quais são os principais erros de quem abre seu próprio negócio e as formas de evitá-los, para que não perca dinheiro e nem tempo.
Muitas empresas são abertas e fechadas com a mesma velocidade devido a erros básicos cometidos por empreendedores inexperientes, como o desconhecimento na área de empreendedorismo e falta de experiência, como também por aqueles mais experientes, que simplesmente ignoram alguns detalhes importantes.
Se você quer começar do jeito certo e desenvolver um excelente trabalho para colher o mais rápido possível os seus respectivos bons frutos precisa ler atentamente as dicas que preparamos para o artigo de hoje. Saiba quais são elas a partir de agora.
1. Não estudar o mercado
Consideramos este, como um dos erros de quem abre seu próprio negócio mais graves. Há aqueles que buscam por tendências e modelos de negócios que geram resultados rápidos sem precisar de grandes esforços.
É preciso pesquisar e escolher um nicho que você realmente domine. Mas, não é só isso. Recomendamos que faça cursos periódicos de gestão empresarial e assuntos afins para se manter atualizado.
No próprio portal do SEBRAE e da Endeavor você encontra diversos cursos gratuitos online de empreendedorismo que podem te auxiliar a ampliar sua visão sobre o mundo dos negócios e adquirir o conhecimento necessário para montar e desenvolver a sua empresa de forma sólida e rentável.
2. Desconsiderar o plano de negócios
Eis aí um dos erros de quem abre seu próprio negócio cometido por muitos empreendedores, em especial, aqueles considerados mais experientes que acreditam que é uma bobagem e perda de tempo criar um plano estratégico de negócios.
Por ora, este plano nada mais é do que um mapa em que se organiza todos os passos necessários a serem realizados, assim como os objetivos que se deseja alcançar.
É justamente através dele que se consegue minimizar algumas falhas e evitar os prováveis riscos a serem encontrados durante o desenvolvimento do trabalho.
Jamais desconsidere o plano de negócios. Faça e o refaça quantas vezes achar necessário, mas o tenha sempre à mão.
3. Um dos principais erros de quem abre seu próprio negócio: Investir sem fazer testes prévios
Toda empresa precisa de investimentos para que os seus projetos possam ser desenvolvidos em prol do seu crescimento no mercado.
Contudo, um dos erros de quem abre seu próprio negócio mais comuns neste âmbito é investir sem ter certeza de que determinada estratégia funciona.
Isso é um verdadeiro risco, pois a possibilidade de se perder dinheiro é maior do que ganhar. O ideal é testar um produto ou serviço primeiro e se o mesmo apresentar uma boa perspectiva de resultado investir uma pequena quantia de dinheiro.
Assim, se der certo você poderá escalar de forma segura os seus projetos, mas se der errado terá pequenas perdas que podem ser revertidas mais facilmente, já que saberá em que pontos houve algum tipo de erro.
Para isso, você pode fazer pesquisas prévias e analisar a concorrência para verificar se o que você deseja lançar realmente é rentável.
4. Ignorar a concorrência
Falando em concorrência, este é um dos erros de quem abre seu próprio negócio mais cometidos pelos iniciantes. A concorrência é importante e necessária em qualquer nicho de atuação e por isso mesmo deve ser considerada e respeitada.
Ao abrir o seu próprio negócio observe os principais concorrentes e acompanhe o trabalho deles, de modo que possa tê-los como referência do seu trabalho. Assim você evitará de praticar preços e produtos com valores e expectativas fora do esperado no mercado.
5. Economizar no marketing
Sabe aquela máxima de que “quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, funciona perfeitamente. Um dos erros dos novos empreendedores é simplesmente não investir em marketing.
E hoje com o marketing digital, investir em uma boa publicidade é fundamental. Você pode utilizar as redes sociais para divulgar a sua empresa, criar ofertas e serviços personalizados de atendimento por um preço justo.
Assim, o seu público-alvo te encontrará e conhecerá o seu negócio. Por isso, procure diversificar os canais de divulgação, defina os perfis e trabalhe sempre com promoções para atrair o maior número possível de pessoas.
6. Não escolher bem o seu contador
Hoje o contador é muito mais do que uma simples obrigação nas empresas, pois ter um bom contador ao seu lado, mesmo que terceirizado de um escritório de contabilidade, pode te ajudar com a gestão da sua empresa.
Afinal, todas as informações que você encaminha para o contador são transformadas em relatórios gerenciais, que mostram como está a saúde do seu negócio.
Além disso, um contador possui experiência e expertise por trabalhar com diversos ramos de negócios e conhecer de perto as oportunidades e ameaças do mercado.
Então, você conhecia os erros que apresentamos neste artigo? Compartilhe conosco a sua experiência pelos comentários abaixo.
E se precisar de ajuda para abrir sua empresa sem cometer esses erros, entre em contato conosco!
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