Neste artigo iremos falar sobre as vantagens e desvantagens de abrir um MEI, ou seja, tornar-se um Microempreendedor Individual.
Pela leitura do título, você certamente já esteja admirado e se perguntando: Mas existem desvantagens em abrir um MEI? Afinal, tantas propagandas que se fazem e quantos incentivos são dados para um Microempreendedor Individual!
Pois é, as desvantagens também existem, mas fique tranquilo porque elas não superam as vantagens e benefícios de ser MEI.
Mas para que você possa entender tudo ao pé da letra, é interessante que façamos alguns comentários sobre o que é um microempreendedor individual. Com essas informações, você certamente não ficará mais confuso.
O que é um MEI – Microempreendedor Individual?
O microempreendedor individual é aquela pessoa que trabalha por conta própria e decidiu se formalizar tornando-se um empresário. Geralmente são pessoas que trabalham com algum negócio iniciado em casa.
Conforme as regras vigentes em 2017, o faturamento de seu pequeno negócio não pode ultrapassar os 60 mil reais por ano, mas em 2018 o limite será alterado para 81 mil. Outro ponto importante a ser destacado é que o microempreendedor não pode possuir outra empresa em seu nome. Mas apesar disso, o MEI pode contratar empregado e emitir nota fiscal, além de várias outras vantagens que veremos mais adiante.
Mas agora vamos falar sobre o nosso foco nesse artigo que são as vantagens e desvantagens de abrir um MEI. Mas é claro, cada item depende do seu ponto de vista.
Vantagens e desvantagens de abrir um MEI
Nosso artigo está totalmente atualizado. Dessa forma, mostraremos as vantagens e desvantagens 2017, ou seja, passaremos todas as informações sobre benefícios de ser MEI, e algumas questões que às vezes são consideradas desvantagens.
Vantagens de ser MEI
Vamos começar falando sobre os pontos positivos de se formalizar.
A formalização é bastante simples, sem custos de taxas governamentais e sem burocracia
A sua formalização como microempreendedor individual é feita de forma bem rápida e simples. Basta acessar o site do Portal do Empreendedor ou solicitar o auxílio de um contador. Você não pagará nada para o governo para abrir a empresa.
O Certificado de MEI e o Cartão CNPJ serão emitidos imediatamente após a confirmação do seu cadastro.
E além disso, a sua primeira Declaração Anual de Faturamento será feita totalmente grátis por você ou por um contador.
A sua nova empresa será inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
Você sabe o que isso significa? É que sua empresa terá um CNPJ para atuar de forma totalmente legalizada!
Com CNPJ você poderá comprar e vender facilmente, assim como qualquer empresa de grande porte faz. Com esse CNPJ você também poderá participar de licitações e outras formas de concorrência para fornecer um produto ou prestar um serviço a um órgão público ou outra empresa privada.
Você poderá emitir nota fiscal e negociar com empresas grandes
Às vezes o que dificulta você vender um produto ou prestar um serviço como autônomo é o fato de não poder emitir uma nota fiscal. Mas ao se tornar MEI, esse problema será totalmente resolvido.
Você poderá negociar preços, condições e prazos de pagamento com as indústrias e os atacadistas. Assim você consegue os produtos e os insumos por um preço bem melhor, e ainda emite nota fiscal para os seus clientes.
Pode contratar um empregado
Ao tornar-se um MEI, você poderá contratar uma pessoa para trabalhar com você. Pagará um salário, e este empregado participará do plano da Previdência Social. E para você, os gastos serão mínimos.
Benefícios de ser MEI
Além dessas vantagens, muitos outros benefícios o MEI pode ter. Iremos destacar aqueles benefícios principais que além de trazer vantagens para você enquanto microempreendedor individual, ainda beneficia sua família.
E quais são os seus benefícios?
MEI benefícios previdenciários
O MEI terá os seguintes benefícios previdenciários:
- Aposentadoria integral por idade ou por invalidez;
- Auxílio doença;
- Salário maternidade.
Além desses, outros benefícios também se estendem aos familiares, como por exemplo:
- Pensão por morte;
- Auxílio reclusão.
MEI benefícios bancários
Esse é um item que não deixa dúvidas entre as vantagens e desvantagens de abrir um MEI, pois certamente é algo muito positivo. Como o MEI é uma pessoa jurídica, então você passa a ter direito a serviços e produtos bancários e créditos.
Isso significa que você poderá participar de pacotes bancários com taxas de juros, tanto para empréstimos quanto para créditos, bem abaixo daquelas taxas cobradas para pessoas físicas.
Vale lembrar que esses benefícios também se estendem até na hora da comprar de um carro, pois o MEI terá descontos ou juros mais baixos.
Desvantagens de ser MEI
Dependendo da forma como você interpretar, algumas questões podem ser vantagens e desvantagens de abrir um MEI. Veja quais os próximos itens são e decida se realmente podem ser consideradas desvantagens de ser MEI.
Limitação na quantidade de funcionários
O MEI pode contratar apenas um funcionário, mas como trata-se de um tipo de empresa que busca a formalização dos autônomos, são raros os casos de MEIs com funcionários, pois geralmente o trabalho é individual.
O alvará de funcionamento não é emitido automaticamente
Esse é um ponto que não se tem dúvidas entre as vantagens e desvantagens de abrir um MEI, pois em muitas prefeituras o serviço de emissão de alvará é lento e, na maioria dos casos, é necessário primeiramente emitir o alvará para então receber a autorização de emissão de notas fiscais.
Para obter o alvará, muitos MEIs solicitam a ajuda de um contador, pois é necessário entregar uma série de documentos na Prefeitura da sua cidade para então receber seu alvará de funcionamento, o que torna o processo burocrático.
Limite de faturamento
O MEI não pode ultrapassar os 60 mil de faturamento anual, conforme os valores de 2017, que será alterado para 81 mil em 2018. Mas caso ultrapasse esses valores, terá a opção de criar uma microempresa, onde a forma de tributação será alterada.
Essas são as principais vantagens e desvantagens de abrir um MEI. Cabe a você analisar todas elas e decidir se o seu negócio enquadra nesse tipo de empresa.
Certamente as vantagens superam aquelas que podem ser desvantagens, e para quem está iniciando, abrir um MEI pode ser uma ótima ideia!
Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso site. Preparamos alguns ebooks para ajudar na sua jornada empreendedora. Clique aqui e baixe gratuitamente.
Voltar