Muitos empreendedores não utilizam todas as possibilidades que a assessoria de um profissional do ramo de contabilidade pode trazer, pois desconhecem como o contador pode ajudar na gestão de seus empreendimentos.
Esse ainda é o profissional que irá cuidar das guias de impostos e da papelada burocrática da sua empresa, mas já faz um tempo que é mais do que isso.
A assessoria de um bom contador pode ajudar a alavancar suas vendas, te dar ferramentas para estar à frente da concorrência e, até mesmo, conseguir ajudar a analisar o melhor financiamento para o seu negócio.
Um grande erro de muitos empresários é identificar na contabilidade apenas uma obrigatoriedade exigida por lei ao invés de encará-la como ferramenta indispensável para a realização de uma boa gestão financeira.
Muitos empreendedores optam ainda por fazer a própria contabilidade, não apenas perdendo as vantagens de uma gestão contábil eficiente, como correndo o risco de ter de arcar com o pagamento de multas e até mesmo a possibilidade de fechamento da empresa.
Mas você conhece as vantagens de utilizar as informações fornecidas pelo profissional contábil a seu favor? Confira.
Saiba como o contador pode ajudar na gestão da sua empresa
Se você vem utilizando a contabilidade apenas para cuidar da papelada e guias de impostos da sua empresa, talvez queira repensar ao analisar estas 6 vantagens que trabalhar em parceria com o seu contador pode trazer.
1 – Planejamento Tributário
Caso ainda não saiba, o Planejamento Tributário é uma forma lícita para diminuir a carga tributária das empresas.
Pagando menos impostos, seu empreendimento tem mais recursos para investir em outras áreas, contratar novos funcionários ou ainda aumentar o pró-labore dos sócios.
Mas para que isso ocorra, sua empresa precisa estar enquadrada no regime tributário adequado e o contador é o profissional ideal para identificar as melhores opções de enquadramento para seu empreendimento porque é capacitado para isso.
2 – Relatórios realistas para a tomada de decisão
O contador pode ajudar na gestão também com os relatórios que produz, afinal, Balanços Patrimoniais e Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), são retratos fiéis da saúde financeira da sua empresa.
Através destes documentos é possível identificar áreas no seu empreendimento que geram altos custos sem trazer resultados e até mesmo identificar se as receitas recebidas geraram realmente lucro, ou se foram utilizadas para cobrir os custos e despesas.
3 – O contador pode ajudar na gestão financeira da sua empresa
Sendo o profissional que faz o levantamento dos dados brutos que sua empresa envia para a contabilidade, ninguém melhor que o contador para auxiliar seu empreendimento na gestão financeira.
Então você pode optar por escolher uma empresa contábil que te auxilie a organizar o fluxo de caixa, a ter um maior controle do estoque e a organizar o contas a pagar e a receber.
4 – Relatórios que te auxiliam a conseguir financiamento
Com a ajuda da contabilidade e seus relatórios é possível ainda obter financiamento.
Essa até pode não ser uma maneira direta na qual o contador pode ajudar na gestão, mas os relatórios contábeis demonstram a saúde financeira de sua empresa.
No momento de solicitar um financiamento, um empréstimo ou qualquer recurso, as instituições financeiras irão solicitar documentos que comprovem que sua empresa pode quitar a dívida.
5 – Áreas trabalhista e previdenciária
O seu contador pode ainda ser um aliado quanto às questões trabalhistas e previdenciárias, cuidando da folha de pagamentos e o recolhimento dos impostos.
Além disso, com o apoio do contador você pode se prevenir de possíveis ações trabalhistas, realizando todas as obrigações dentro da legislação vigente.
6 – Burocracia e legislação
E porque não considerar que o contador pode ajudar na gestão retirando do empresário a tarefa de lidar com a parte burocrática do negócio?
Afinal, você não iniciou seu empreendimento com o objetivo de ficar horas do dia tentando compreender a legislação, não é mesmo?
Muito menos, pode perder tempo conferindo prazos para pagamento de impostos e identificando se sua empresa está enquadrada corretamente, então deixe que o profissional contábil cuide de toda a parte burocrática para que sua atenção esteja no que é importante, ou seja, no desenvolvimento da sua empresa.
Está pensando em abrir uma empresa? Baixe gratuitamente o nosso e-book: Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa, e entre em contato conosco para que possamos te auxiliar.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais.
Voltar